5 a day: Alimentação simples e saudável.

Segunda, 03 de Outubro de 2011, 22:50 h por Vanessa Fernandes
É, meus amigos, se tem algo que pisamos na bola feio é quando se trata de alimentação.

A gente sabe que devemos buscar comer alimentos saudáveis e nutritivos, mas às vezes parece uma tarefa quase impossível aliar rotina intensa com alimentação equilibrada.

Não bastasse a correria em que vivemos, ainda temos à nossa disposição uma quantidade infindável de petiscos, doces, comida industrializada, rápida, deliciosa e…matadora.

Quem trabalha fora sabe como é difícil saber a procedência do que comemos e do seu preparo.

O problema é que, com o passar dos anos,  a tendência é progredirmos para um corpo doente, abundante em gordura e carente em nutrientes. Por isso, essa é uma boa hora para começarmos a nos conscientizar da necessidade de buscarmos uma alimentação balanceada, não acham?

O programa 5 a day, ou em português, 5 ao dia, é um plano de alimentação recomendado pela Organização Mundial de Saúde ( OMS) e adotado em países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha e França.

Ele consiste em colocar em sua alimentação diária cinco porções de frutas e hortaliças, os famosos legumes e verduras. O ideal é que se faça cinco refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Para cada refeição adicione um desses alimentos.

Pode ser uma maçã no café da manhã, um suco de fruta natural no lanche da manhã, uma salada de rúcula, tomate e manjericão no almoço, uma banana assada com canela no lanche da tarde, um suflê de legumes no jantar.

Como temos o costume de comer na rua, o truque é sempre se perguntar o que pode ser colocado junto de cada refeição para continuar dentro do 5 a day.

Para uma maior variedade de nutrientes e benefícios, o programa também sugere que cada porção dos alimentos seja de uma cor diferente: vermelho, laranja, roxo, verde e branco.

Os alimentos verdes auxiliam no sistema imunológico e favorecem a renovação do sangue; os amarelos são ricos em vitamina C e auxiliam na resistência em infecções como diarréia e doenças respiratórias; os vermelhos são bons para a memória, coração e previnem câncer; os roxos são antioxidantes e combatem o colesterol e doenças cardíacas; os brancos auxiliam no funcionamento do sistema nervoso e reduzem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.

Para mais informações sobre o programa, tabela de cores e sugestões de cardápio, acessem a versão brasileira do site  5 ao dia.
Se quiserem ainda mais infos, tem também o site do National Health Service (NHS) da Grã-Bretanha com dicas sobre como adotar o programa 5 a day na sua rotina.  


O Vidai deseja melhores e prazerosas refeições para vocês!