Entrando em forma em 15 minutos.

Quinta, 22 de Setembro de 2011, 15:28 h por Vanessa Fernandes
A rotina nas grandes cidades tem sido culpada por nosso estilo de vida cada vez mais sedentário. A vida moderna exige que fiquemos horas sentados à frente do computador, isso sem contar a necessidade de trabalhar mais do que as oito horas padrão.

O trânsito, o estresse, as distâncias, os estudos e a vida social acabam tomando boa parte do tempo livre que ( ainda) nos resta. O resultado? Uma geração obesa e com péssimos hábitos alimentares. A escassez de tempo faz com que as pessoas procurem refeições rápidas, calóricas e pobres em nutrientes.

Mas se engana quem pensa que para entrar em forma e estar saudável é preciso gastar horas na academia.

Se você não é fã da malhação, fique sabendo que quinze minutos de uma atividade física moderada, como caminhar rápido, já traz benefícios à saúde. Segundo um estudo feito em Taiwan com mais de 400 mil pessoas durante dez anos, esses poucos minutos é o tempo diário necessário para estar saudável, e de quebra, ainda acrescenta três anos à vida da população.

Os quinze minutinhos de atividade também ajudam à prevenir sintomas de depressão, trazendo energia e boas sensações. Além do que, mais vale esse “pequeno” tempo de malhação contínua do que horas na academia com uma frequência desregular.

Nada mal, hein? Afinal, ninguém pode dizer que não tem quinze minutinhos para se exercitar!

Na contramão desse resultado, um estudo feito na Austrália mostra que uma hora em frente à televisão reduz sua expectativa de vida em vinte e dois minutos!

Portanto, menos televisão e mais atividade física, hein galera!
Temos algumas outras dicas para incentivá-los a encarar essa tarefa da maneira mais agradável possível.

- Ao chegar em casa ou no trabalho desça do elevador três ou quatro andares antes e suba as escadas.

- Se utilizar o transporte público, desça um ponto antes do trabalho e vá caminhando.

- Evite o uso de escadas rolantes em lugares que  forneçam essa opção. Opte pelas escadas convencionais.

- Estacione o carro em um local mais distante do que o seu destino e caminhe.

- Carregue seu mp3 player e coloque-o para trabalhar quando for caminhar. A música incentiva o ritmo e faz o tempo passar mais rápido.

- Se for possível, faça suas atividades cotidianas de bicicleta. Ajuda a manter a forma enrijecendo pernas e nádegas, e ainda faz bem ao meio ambiente. 

O foco é a mudança de comportamento gradativo, aliando pequenas atitudes no seu cotidiano que são altamente saudáveis e que surtem efeito no seu organismo.

Pode parecer que não, mas essas ações já são suficientes para aumentar  a atividade do metabolismo corporal.

Tá esperando o quê? Mãos (e pés) à obra!

Nota: Indicamos esse vídeo com o médico e apresentador Jairo Bouer e que nos ajudou na produção desse post. São só cinco minutinhos, assistam! ;)