Planejar ou não planejar? Eis a questão.

Quarta, 03 de Agosto de 2011, 15:39 h por Vanessa Fernandes

Planejamento é o conjunto de ações pensadas  e ordenadas anteriormente com o propósito  de se alcançar um determinado objetivo. É um conceito fácil de compreender e que pode ser aplicado em inúmeras àreas de nossas vidas, não é?
Desde o momento em que você acorda até o momento em que vai dormir, sua vida é regrada por  escolhas e ações que definem como o seu dia vai se desdobrar. São pequenos atos que parecem tão básicos e  banais que já os executamos no piloto automático. Levantar ou não da cama, comer torradas ou cereais, ir de carro ou de ônibus ao trabalho,  aliás, ir ou não ao trabalho?
Tudo isso passa por escolhas internas contínuas sem as quais seria impossível ter uma vida. E atrás de toda escolha está uma vontade pessoal. É ela que rege nossos atos diários e que muitas vezes é frustrada por acontecimentos que nos foge o controle. É claro que você não tem culpa se o pneu do seu carro fura, mas será que se você tivesse planejado pagar um seguro, não poderia agora estar esperando o reboque confortavelmente?
Ou ainda, será que você não teria aproveitado mais uma determinada cidade se tivesse sentado com calma e planejado o seu roteiro de viagem? Talvez a sua saúde estivesse melhor se você montasse um plano combinando atividades físicas e alimentação, não? E aquela festa de aniversário que você queria tanto fazer, mas que por falta de tempo e organização acabou ficando para o próximo ano?
Pois é até que ponto é melhor deixarmos a “vida nos levar” e aproveitar o que ela tem a nos oferecer, vivendo conforme a maré, que pode ser alta ou baixa? Será que traçar objetivos e criar planos não é um bom caminho para evitar descumprimento de sonhos e frustração de vontades?
Em geral, nós brasileiros, tendemos à fazer as coisas com pressa, em cima da hora, sem nos preocuparmos com planejamento. Temos o costume de pensar que planejar “dá trabalho”, é perda de tempo, preguiça mesmo. No fim das contas, o nosso “jeitinho brasileiro” sempre acaba resolvendo tudo, né? E, muitas vezes funciona mesmo.
Mas será que não poderia ser ainda melhor?
Nós, do site Vidai, pensamos que organizar e planejar a vida é uma atitude altamente benéfica, que vai te ajudar a agregar ainda mais experiências. Se o problema é não saber por onde começar, acreditamos que podemos ajudar!
O Vidai é uma ferramenta online e gratuita para o planejamento de vida. Dentro do site http://www.vidai.com.br você pode criar planos para os seus objetivos e agregar os conteúdos da internet à eles. Instalando o nosso botão de conteúdo inteligente no seu navegador você pode salvar sites e informações que acha interessante. Essas informações ficam armazenadas e ao seu alcance sempre que quiser acessar.
Se o objetivo é comprar um carro, que tal  criar um plano e agregar links que você acha interessante? Estabeleça uma data para o cumprimento do seu sonho, saiba quanto ele vai custar tendo acesso à uma planilha de custos, programe uma rotina para que você atinja o seu objetivo. Tenha todas as ferramentas à mão para planejar e não ter que se preocupar depois.
E você? O que acha de levar uma vida mais pensada e planejada? Gostou da idéia? Ou você prefere as surpresas da falta de planejamento? Está aberto aqui o nosso canal de comunicação de uma vida inteligente.
Conte para gente, troque idéias, pense, reflita. No final das contas quem sai ganhando é você! Até o próximo tópico!